Pages

Ads 468x60px

29 de setembro de 2016

Lista mostra 12 formas de roubarem sua senha do Facebook e como se proteger.

Lista mostra 12 formas de roubarem sua senha do Facebook e como se proteger.

Lista mostra 12 formas de roubarem sua senha do Facebook e como se proteger.
1. Ataques de phishing

O método de phishing é um dos tipos de ataques mais comuns para roubar contas de Facebook. Essa tática consiste em usar páginas com endereços falsos (URLs, links) que levam os usuários a inserirem suas credenciais de acesso. Para se prevenir destes golpes, evite usar seu login da rede social em dispositivos estranhos, use navegadores que identificam páginas falsas — como o Chrome —, e desconfie de e-mails que pedem para fazer login em sua conta.

2. Keyloggers

Um keylogger é um software capaz de gravar tudo o que o usuário digita no PC — inclusive as suas senhas. Estes registros são usados para descobrir as credenciais de acesso de vários serviços, como bancos, e-mails e redes sociais. Para evitar este tipo de ataque, baixe arquivos apenas de fontes confiáveis, faça escaner de drives USB para encontrar vírus e use programas antivírus.

3. Senhas salvas no navegador

Os navegadores atuais possuem sistemas que salvam senhas automaticamente. Se o seu computador for hackeado — ou acessado por alguém com segundas intenções — estas informações podem ser furtadas e usadas para acessar suas contas em redes sociais, inclusive o Facebook. A melhor forma de se prevenir destes problemas é evitar salvar senhas no navegador – além de garantir que a senha do seu computador seja forte para se proteger de invasões.

4. Roubo de sessões

Este tipo de ataque é mais comum em redes compartilhadas e acontece quando um hacker intercepta a transmissão de dados entre o usuário e um site que é feito em uma conexão insegura (sem https). Quando isso ocorre, é possível roubar as informações de acesso e usá-las para acessar a conta da vítima. As plataformas tentam evitar este tipo de roubo implementando criptografia em suas conexões, o que é identificado pelo protocolo HTTPS no endereço. A principal dica para evitar problemas é evitar fazer login em sites não seguros em redes públicas.

5. Celulares hackeados

Um smartphone que esteja infectado com software de espionagem — e acesso remoto — pode dar a hackers acesso às contas de redes sociais das vítimas mesmo sem obter suas credenciais. Para evitar este problema, instale um antivírus seguro no seu celular ou tablet Android, não instale aplicativos de fontes desconhecidas e desinstale qualquer software suspeito.

6. Spoofing de DNS

Caso o hacker esteja na mesma rede da vítima, o que pode ocorrer caso ambos estejam em áreas públicas — como Wi-Fi gratuito —, é possível usar um ataque de redirecionamento de DNS, que faz com que o usuário, ao tentar acessar o Facebook, seja redirecionado a uma página falsa parecida com a rede social que pede suas credenciais de acesso. A melhor forma de evitar é manter o navegador atualizado para evitar ser enganado pelos golpes mais comuns.

7. Pendrives hackeados

Caso o hacker tenha acesso físico a um computador, é possível usar um pendrive USB configurado para extrair senhas de navegadores rapidamente. Além de evitar salvar suas senhas, é possível se prevenir só usando pendrives seguros no seu computador, fazendo o possível para não comprar dispositivos usados e escaneando todos os periféricos para localizar ameaças.

8. Man-in-the-middle

Este tipo de ataque ocorre em redes desprotegidas, quando um hacker intercepta a troca de informações entre duas partes e as altera para conseguir vantagens — como roubar credenciais de acesso de sites, contas bancárias e alterar mensagens. Para se proteger, procure usar serviços de VPN, antivírus e programas de firewall, além de acessar a Internet através de proxys seguros.

9. Botnets

Uma botnet é um conjunto de computadores infectados que estão conectados entre si, sem que seus donos saibam (e funcionam como computadores zumbis). Este tipo de ataque, normalmente, não é usado para roubar senhas de redes sociais e, sim, para tarefas mais complexas como minerar bitcoins ou ataques de DNS. Para se proteger, mantenha seu dispositivo atualizado e com programas antivírus e anti-malware instalados, além de um firewall seguro.

10. Engenharia social

Este método é mais demorado e costuma ser feito com vítimas específicas. A engenharia social consiste em tentar descobrir informações sobre a pessoa, inclusive se fazendo passar por terceiros (evite e-mails suspeitos). De posse destes dados, um hacker poderia adivinhar a senha da vítima (se for uma senha fraca, como data de aniversário ou nome do cachorro) e acessar sua conta. Para evitar este tipo de abordagem, evite compartilhar informações pessoais com pessoas estranhas, clicar em links para sites desconhecidos ou suspeitos e use senhas fortes.

11. Hackear o e-mail

Em vez de roubar as credenciais da rede social, um hacker pode optar por invadir o e-mail da vítima para, em seguida, modificar sua senha. A melhor forma de evitar estes golpes é hativar a autenticação em duas etapas em suas contas e usar senhas fortes para que elas não sejam descobertas com facilidade.

12. Logout

Se você deixar seu computador conectado no Facebook e aberto em um local público ou de fácil acesso para terceiros, nada impede que outras pessoas acessem sua conta e vejam ou modifiquem suas informações. Se precisar deixar seu dispositivo aberto e conectado à Internet, faça o logout de suas contas em redes sociais para garantir que elas não sejam usadas por terceiros.
 
Créditos  CBSI

10 Alimentos Para Viver Mais


Aveia (Avena Sativa L.)


Por ser rica em fibras solúveis, que se ligam à água e se transformam em um gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino, o cereal reduz as taxas do colesterol ruim, o LDL (lipoproteína de baixa densidade).
Ela é um cereal rico em diversos nutrientes: fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas (principalmente vitamina E) e proteínas, ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA (Food and Drug Administration), agência americana de controle de alimentos e remédios.

ALHO (Allium sativum)

Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.
Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).
As aplicações do alho regra geral são as seguintes:
Antibiótica
Anti-inflamatória
Anti-microbiana
Anti-asmática
Anti-oxidante
Anti-cancerígeno
Protector cardiovascular
As patologias ou sintomas a serem tratados pelo alho são muito vastos, mas pode-se resumir a sua eficiência em:
Distúrbios gastrointestinais, colesterol elevado, tensão arterial elevada, asma, bronquite, gripe, dores de dentes e mais recentemente os estudos comprovam a sua eficácia em cancro da mama e próstata.



AZEITE DE OLIVA



Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração.
Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa).
Alem de reduzir o colesterol, o azeite ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares. Isso é devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados. O azeite de oliva é também uma fonte rica em vitamina E, que protege contra o câncer e as doenças do coração. Por ser especialmente rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento celular.
Outra utilidade desse produto é que ele reduz a morte celular e a inflamação vascular que ocorrem no organismo após a ingestão de gorduras.

Benefícios do Azeite de Oliva:

· Previne contra a arteriosclerose
· Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas
· Facilita a digestão
· Não contém colesterol
· Acelera as funções metabólicas
· Produz efeito protetor e tônico da epiderme
· Serve como estimulante do crescimento
· Melhora a absorção de cálcio e minerais
O azeite de oliva também é adequado quando utilizado para fritura. Suas propriedades permanecem mesmo com altas temperaturas e nos traz a vantagem de incorporar os elementos positivos que o óleo oferece.
Aplicações na área da estética e beleza:
O azeite de oliva possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. A azeitona é uma fruta capaz de regenerar e autoproteger a pele. Por todas as suas propriedades, este azeite se revelou como uma estrela da cosmética.
· Funciona como anti-rugas
· Hidrata e suaviza peles secas
· Purifica a pele
· Acalma peles irritadas
· Equilibra a oleosidade da pele
· Melhora a elasticidade
· Torna a pele mais luminosa e aumenta sua vitalidade
· Dá brilho aos cabelos
· É indicado para banhos relaxantes e massagens.


CASTANHA-DO-PARÁ



Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA.
Cabe na palma da sua mão, e ainda sobra um espaço e tanto, a arma que vai superproteger as unidades microscópicas do seu organismo. Em segundos, ao mastigar uma única castanha-do-pará, você recarregará os níveis de um mineral extremamente importante para uma vida longa e saudável: o selênio. A pequena oleaginosa repõe a quantidade do nutriente necessária para dar combate ao envelhecimento celular, causado pela formação natural daquelas incansáveis moléculas que danificam as células, os radicais livres.
Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, atesta que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará recentemente rebatizadas castanhas-do- brasil eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Mas provavelmente os neozelandeses não usaram o legítimo produto brasileiro. Ora, nós somos sortudos. É que ascastanhas produzidas no Norte e no Nordeste do país são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito. A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia, diz a nutricionista Bárbara Rita Cardoso, pesquisadora do Laboratório de Minerais da Universidade de São Paulo. E com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais do que isso de 200 a 400 microgramas do bendito selênio. Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas, portanto, não vá com muita fome ao pote. No caso de uma criança, meia castanha seria suficiente, afirma Silvia Cozzolino, presidenta da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.
E por que toda essa fama do selênio? Ele é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres, responde Christine Thomson, a pesquisadora neozelandesa que investigou as propriedades da castanha. O selênio se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes, descreve, completando, Bárbara Cardoso. Na ausência dele, as tais enzimas fi cam sem atividade e, então, deixam de combater os radicais e ainda desguarnecem as defesas do organismo.
O mineral da castanha também teria um papel especial na proteção do cérebro. É que, com essa capacidade de acabar com a farra dos radicais livres, as células nervosas seriam preservadas, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade. Justamente por isso, a pesquisadora Bárbara Rita Cardoso começa a estudar os possíveis benefícios do selênio em portadores do mal de Alzheimer. A gente desconfia que nesses pacientes os radicais façam maiores estragos, diz ela.
A tireóide também funciona melhor na presença do selênio, acrescenta Christine Thomson. Isso porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus célebres hormônios. O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células.

CHÁ VERDE (Camellia sinensis)

Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.
Quantidade recomendada: de quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esôfago).
Considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. As virtudes do chá verde na prevenção do câncer, já muito divulgadas atualmente, vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.
Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos foi realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O resultado: o grupo que recebeu chá verde teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde - que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína - pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura.

MAÇÃ

Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sangüínea, além de evitar doenças oculares como catarata.
Consumir pelo menos duas maçãs ao dia ajuda a combater os problemas cardíacos, pois ela é rica em fibras, flavonóides e antioxidantes, os quais ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue e consequentemente diminuem os riscos de infarto.
Outro motivo para consumir a fruta é o fato delas auxiliarem na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama e de cólon. Estudos comprovam essa afirmação pelo fato de que na maçã existem algumas substancias que impedem o surgimento, o crescimento e a expansão de células cancerígenas.
Outro benefício seria o de proporcionar uma capacidade respiratória muito maior, devido aos antioxidantes presentes nessa fruta, que ajudam a combater as doenças pulmonares. Além disso, a maçã ainda protege os pulmões dos efeitos da fumaça, o que é uma ótima alternativa para os fumantes passivos. E para finalizar a lista de benefícios da maçã, estas ainda retardam o processo de envelhecimento e auxilia na dieta emagrecedora. Garanto que você não imaginava o quanto a maçã é poderosa para sua saúde.

PEIXES

PEIXES

Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer.
fornecem 20% ou menos de calorias da gordura, comer peixe no lugar de carne vermelha ou de ave geralmente significa menos gordura total, mas isso quase sempre quer dizer menos gordura saturada (contanto que você não tenha pedido um filé de peixe frito ao molho tártaro).
Os dois ácidos graxos ômega 3, o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA) são extremamente bons para o seu coração. O EPA reduz as atividades das plaquetas sanguíneas, evitando os coágulos de sangue que podem levar a um infarto ou a um derrame. Eles também reduzem os níveis dos triglicerídeos (ver Doenças do Coração e Derrame para discussão sobre a importância dos triglicerídeos). O DHA ajuda a evitar os batimentos cardíacos irregulares (arritmias), estabilizando a atividade elétrica no coração.
Um estudo ligou os ácidos ômega 3 à diminuição do risco de infarto. Outro estudo descobriu que pessoas de mais idade que comem uma porção de peixe gordo por semana têm 44% menos chance de sofrer um infarto. Pesquisas recentes confirmam os benefícios advindos da ingestão de peixe, tanto para homens como para mulheres.

Soja
Benefícios da Soja - Previne as Doenças
• Doenças cardiovasculares
• Osteoporose
• Câncer de mama, próstata e tireóide
• Auxilia os sintomas da menopausa
Benefícios da Soja na Alimentação a Saúde
• Aumento da densidade óssea
• Rapidez na recuperação muscular
• Ajuda a controlar o peso
A soja tem como principais fontes as: proteínas de alta qualidade, minerais como ferro, fósforo, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B.




Profissional de TI? Aprenda inglês e outras 10 línguas nestes cursos online e gratuitos.

Profissional de TI? Aprenda inglês e outras 10 línguas nestes cursos online e gratuitos.

Profissional de TI? Aprenda inglês e outras 10 línguas nestes cursos online e gratuitos.
Quem quer praticar ou mesmo se aventurar nos primeiros fonemas de um novo idioma encontra vasto material online e gratuito pela internet. De aplicativos  já bastante populares como o Duolingo – com cursos em português para quem quer aprender inglês, francês , espanhol ou alemão – a sites de universidades, passando  por  plataformas de cursos online, o conhecimento se faz disponível para quem se interessar.
Conteúdos gratuitos para iniciantes são mais fáceis de encontrar, mas há cursos para quem já tem nível intermediário e avançado idiomas como inglês, francês, alemão, entre outros. É claro que conquistar fluência estudando só pela internet é difícil, mas não é impossível com as ferramentas certas e atitudes recomendadas pella neurociência.
Aliás, aprender inglês é o primeiro passo rumo a um vasto universo para conhecer mais sobre outros idiomas já que há uma série de cursos gratuitos de línguas oferecidos por instituições e sites em inglês, como é o caso de alguns desta lista. Confira abaixo as opções que selecionamos para cada idioma.
Inglês
#1 Com um método que usa a gamificação, o Duolingo tem mais de 120 milhões de usuários pelo mundo. É possível escolher o tempo de dedicação para o aprendizado e o conteúdo em português facilita bastante para quem ainda está no estágio inicial e quer começar o curso básico. Além do inglês, oferece cursos de mais 18 idiomas. Inglês, francês, espanhol e alemão são as línguas mais populares entre os 194 países em o Duolingo está presente, segundo pesquisa recente.
#2 A BBC há décadas fornece e divulga globalmente material para quem quer aprender inglês. A plataforma Learning English tem cursos desde o nível intermediário (baixo) a avançado e há novos conteúdos publicados diariamente.
#3 A plataforma MOOEC (The Massive Open Online English Course), lançada pela organização educacional australiana sem fins lucrativos, International Educational Services, em 2013, também oferece uma série de cursos de inglês para todos os níveis, elaborados por universidades.
#4 Para quem está buscando aperfeiçoar a pronúncia do inglês estadunidense, aCarnegie Mellon oferece gratuitamente um curso para este fim, com conteúdo bastante detalhado.
Francês
#1 O site Bonjour de France, que promove a francofonia e se apresenta como cyber-revista, oferece exercícios, testes e jogos para quem quer aprender francês. Professores também encontram material de apoio. Não tem muito conteúdo em português, mas algumas partes do site foram traduzidas na versão hospedada no Brasil.
#2 Para quem já fala inglês e quem aprender francês, a Carnegie Mellon tem um curso de língua e cultura oferecido em dois módulos de 15 semanas cada um. Há vídeos produzidos na França e também na província canadense de Quebéc. Exige uma dedicação de 6 a 8 horas por semana.
#3 A rede francesa TV5 Monde também oferece conteúdos multimídia para alunos de nível iniciante a avançado e professores de francês. Ainda não foi traduzido em português, mas, além da francesa, há versões em inglês, alemão e espanhol, por exemplo.
Espanhol
#1 A Carnegie Mellon University também por meio da Open Learning Initiative tem um curso de espanhol completo de graça, mas o conteúdo é inglês. O material em vídeo foi produzido no México.
#2 A Open University oferece um curso de 20 horas para iniciantes com foco em como se comunicar em uma cidade de língua espanhola. Descrever lugares, entender direções, usar o transporte público estão entre os temas.
#3 O site Espanhol Grátis tem bastante material e é todo em português, mas seu conteúdo é apenas escrito.
#4 Com uma interface mais amigável e moderna do que o anterior, o site Bom Espanhol também tem conteúdos gratuitos e em português para nível básico e intermediário.
Alemão
#1 A rede Deutsche Welle oferece cursos de nível básico a avançado e o aluno escolhe pode estudar pelo computador, com vídeos, áudios e podcasts ou imprimindo textos e exercícios. O material pode ser usado por professores como apoio de suas aulas.
#2 O site e aplicativo Busuu tem 50 milhões de usuários oferece curso gratuito de alemão e outros 11 idiomas com opções de exercícios, conversação e testes de conhecimento.
Italiano
#1 A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP oferece o curso de italiano para brasileiros, elaborado pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas. São 16 lições, com vídeos, entrevistas e exercícios voltadas para quem está começando.
#2 O site Italiano na web pode servir de apoio para quem quer reforçar o estudo da gramática do italiano. Além de tópicos gramaticais, há listas de palavras, expressões e provérbios em italiano.
Japonês
A rádio NHK World, emissora pública do Japão, oferece um curso de japonês com histórias em áudio que ajudam a aprendem gramática básica e expressões úteis da língua. São 48 lições e também há bastante material de apoio. O material didático está todo em português.
Árabe
#1 O podcast Arabicpod oferece gratuitamente aulas de árabe para iniciantes, mas o conteúdo é em inglês. São mais de 260 podcastscom lições do nível básico que ensinam como usar algumas expressões da língua.
#2 O site Aprender Árabe pode ser utilizado como material de apoio para estudo da gramática. Tem o alfabeto, ortografia, substantivos, adjetivos, verbos, pronomes, números, meses e dias da semana.
Chinês
A Universidade de Cambridge oferece um curso básico de chinês, útil para quem precisa aprender algumas expressões funcionais para se comunicar em uma viagem à China, por exemplo. O conteúdo é inglês.
Russo
No mesmo molde que o curso de chinês, a Universidade de Cambridge também oferece aulas (em inglês) de russo para quem é do nível básico. São oito seções com conteúdos de linguagem oral e escrita.Alfabeto, números, apresentação pessoal, as horas e as datas fazem parte das primeiras lições.
Hebraico
Hebrew Pod 101, em inglês, tem bastante conteúdo para interessados em aprender hebraico. São centenas de aulas em vídeo, cartões de vocabulário e material escrito de apoio às aulas em pdf para baixar. Para ver as aulas basta criar uma conta sem pagar nada ou entrar usando o login do Facebook.
Libras (Língua Brasileira dos Sinais)
Prime Cursos oferece um  curso introdutório gratuito que apresenta a estrutura linguística daLIBRAS, que é a linguagem de sinais usada no Brasil. Construção de sentenças, processo de formação de palavras e conteúdos da gramática estão entre os tópicos das aulas.
Fonte: Estudar Fora

27 de setembro de 2016

Como fazer uma Redação

Se você quer saber como fazer uma boa redação, o primeiro passo é esquecer os mitos de que somente algumas pessoas levam jeito para escrever e são capazes de tirar boas notas em vestibulares, concursos, etc.
Talvez você fique surpreso, mas para tirar nota máxima em uma redação basta seguir os critérios da equipe avaliadora. Existem muitos detalhes importantes que, quando obedecidos, fazem sua redação receber uma excelente nota, mesmo que o texto não seja revolucionário ou digno de um prêmio nobel. Os corretores não estão procurando um texto inovador ou uma ideia espetacular, eles apenas querem um texto organizado, coerente e fiel ao tema. Vamos abordar aqui esses detalhes e provar como qualquer pessoa pode ir muito bem na prova redação, mesmo que ainda não tenha muita prática na escrita. Vale a pena destacar que o texto dissertativo argumentativo costuma ser o mais cobrado nas provas de vestibular e concursos, por isso daremos atenção especial a ele.

A estrutura de uma boa redação

A primeira coisa que a gente deve se preocupar com um texto é a estrutura dele. Mas o que vem a ser essa estrutura? Ela é a organização do que vamos escrever. Uma boa redação é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. Então vamos ver como fica essa organização:

Introdução

É um parágrafo de 2 a 3 frases apenas. A gente só põe nela o básico, dizemos do que vamos falar na redação.

Desenvolvimento

Pode conter de 2 a 4 parágrafos. É nele que a gente vai argumentar, discutir o tema da redação.

Conclusão

É um parágrafo com 2, 3 ou 4 frases. É um fechamento do texto.
Bom, agora que a gente já sabe como fica a estrutura de uma boa redação, vamos tentar construí-la.

As perguntas que você deve fazer

A introdução pode ser feita a partir da seguinte pergunta em relação ao tema: “o que eu penso sobre isso?
O desenvolvimento pode ser obtido por meio das perguntas: “como posso provar isso?”, “Quais as causas disso?”, “Quais as consequências disso?”, “Como isso acontece?”, “De que forma posso realizar isso?”.
E a pergunta da conclusão é: “Que lição pode ser tirada disso?
A partir dessas respostas é que você vai organizar sua redação. Repare que estamos dividindo a redação antes de começá-la, isso é muito importante. Os avaliadores não enxergam a redação como um único texto fechado e compacto, eles analisam o texto por etapas, por isso que você deve se preocupar com cada uma dessas etapas, para garantir que todas estão atendendo ao que eles esperam. Não há como fazer uma boa redação de outra forma que não seja dividindo e analisando individualmente a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Qualquer tentativa de misturar esses 3 fragmentos sem cautela irá destruir a sua nota. Com isso em mente, podemos prosseguir.

Como ter ideias e construir argumentos para o texto

Antes de começar um texto, é muito útil escrever em uma folha algumas informações sobre o tema proposto. Por exemplo, digamos que o tema da redação seja “O chocolate no mundo moderno”. A primeira coisa que você deve fazer é anotar alguns fatos e argumentos que você conhece sobre chocolate. Por exemplo:
  • Chocolate em excesso faz mal
  • Existem diversos tipos de chocolate
  • A compra e venda de chocolate movimenta muito dinheiro
  • Muitas pessoas gostam de chocolate
Observe que as frases acima não são muito grandes nem muito elaboradas. Isso tem um motivo: a ideia aqui é que você coloque no papel a informação exatamente do jeito que ela veio à sua cabeça. Nesse momento, não estamos preocupados com a estrutura do texto, nem com a perfeição das frases, pois se você ficar “travado”, sem conseguir se expressar no papel, corre o risco de perder um bom argumento, além de perder muito tempo (talvez outras ideias relacionadas ao assunto sejam perdidas enquanto você tenta formular um pensamento rico e elaborado).
Então o propósito aqui é simples: coloque no papel aquilo que veio à cabeça, pois estamos apenas construindo nossos pilares. O próximo passo vai ser organizar os argumentos que criamos.

Organizando um parágrafo

Observando os argumentos que escolhemos sobre chocolate, podemos notar que o último argumento que criamos ali tem uma relação direta com o penúltimo:
  • A compra e venda de chocolate movimenta muito dinheiro
  • Muitas pessoas gostam de chocolate
Afinal, o mercado de chocolate movimenta muito dinheiro justamente pelo fato de que muitas pessoas gostam de chocolate. Isso também motiva a criação de vários tipos diferentes de chocolate, então o segundo argumento também pode ser incluído nesse raciocínio. Já o primeiro argumento serve como um alerta. Portanto, um parágrafo para nosso texto, contendo todas essas ideias, poderia ser:
– “Como muitas pessoas gostam de chocolate, o comércio desse produto movimenta muito dinheiro. Para aumentar as opções de sabores e aplicações, muitos tipos diferentes de chocolate são fabricados. No entanto, é preciso estar consciente de que chocolate em excesso faz mal”.
Observe que as frases desse parágrafo seguem uma lógica; não são apenas informações jogadas sem nexo. Essa lógica só existiu pelo fato de termos organizado as ideias que tivemos lá no início. Esse processo sempre vai ser utilizado para garantir um texto fluido e bem estruturado.
Agora sim estamos preocupados com o texto da redação, pois antes estávamos apenas preocupados em como construir argumentos para o tema. Fazer a redação é o segundo passo; primeiro você precisa colocar os argumentos no papel, como já comentamos. Esse detalhe acaba pegando muitos alunos no contrapé, pois tentar fazer uma redação do início ao fim diretamente é muito mais difícil e arriscado. Você fica sujeito a cometer muitos erros como fuga do tema, falta de coerência e conexão, etc.

Como fazer uma redação em etapas

Muito bem, esse foi apenas um exemplo simples para você ter uma ideia de como um parágrafo se constrói na prática. Obviamente, aqueles argumentos que criamos sobre chocolate renderiam muitas outras frases e ideias, mas nosso objetivo era apenas mostrar o conceito de criação de argumentos e elaboração do texto a partir desses argumentos.
O que vamos fazer nos próximos artigos é ensinar como você deve construir uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão, pois cada uma dessas etapas requer cuidados e atenções especiais. Esses cuidados são simples, mas fazem toda a diferença na sua nota final.
Você também pode conferir aqui o curso completo de redação (apostila em pdf), contendo aulas, exercícios e redações prontas comentadas.
Próximo artigo:
novo baner curso de redacao

Como Fazer Licor de Café

Usado no passado como digestivo, o licor continua popular um pouco por todo o mundo. Esta bebida feita da infusão de ingredientes de sabor acentuado, é geralmente servida após o jantar ou até mesmo usada para preparar em cocktails, sobremesas e doces.
O licor de café é um licor que qualquer amante de café deve experimentar, devido ao seu delicioso e original sabor. Aqui mostramos uma receita prática e rápida para que possa preparar o seu licor caseiro a baixo custo, e desfrutar deste sabor inconfundível. A receita é simples e a única coisa que precisa é paciência pois o seu sabor melhora com o tempo.

Ingredientes e utensílios

  •  1 litro de aguardente
  •  200 gramas de grão de café torrado
  •  200 ml de água
  •  450 gramas de açúcar
  •  Um recipiente de vidro que vede bem
  •  Filtros de pano ou de papel reforçado
  •  Uma licoreira

Modo de preparação

  1. Coloque os grãos de café e a aguardente num recipiente de vidro bem vedado. Reserve, num local seco e escuro durante cerca de 20 a 30 dias.
  2. Durante este período deve agitar o frasco com a maior regularidade possível, com uma frequência de pelo menos 5 em 5 dias.
  3. Passado o período de 20 a 30 dias, filtre a mistura utilizando um filtro de pano ou de papel reforçado. Pode optar por reservar parte dos grãos de café no licor, o que irá intensificar o sabor do com o tempo e proporcionar um aspeto visual agradável.
  4. Numa panela, coloque o açúcar e a água e leve a lume brando. Não deve deixar a mistura engrossar demasiado. Após o açúcar derreter, esta deve ter a consistência de um xarope. Após ferver, deixe arrefecer por completo.
  5. Acrescente a mistura ao frasco que contém a mistura de café e aguardente. Reserve durante cerca de 1 dia.
  6. No dia seguinte, agite bem o líquido e volte a filtrar.
  7. Coloque o preparado numa licoreira.
Pode consumir de imediato mas o ideal será esperar cerca de 30 dias para garantir um sabor ainda mais acentuado. Quanto mais tempo passar, mais intensificado será o sabor.
Créditos aqui