Pages

Ads 468x60px

16 de outubro de 2010

Soneca depois do almoço melhora o rendimento intelectual na parte da tarde

Dedicar alguns minutos depois do almoço para tirar um cochilo ajuda a melhorar a performance intelectual na parte da tarde. É o que mostra um estudo coordenado por Matthew Walker, professor de psicologia da Universidade da Califórnia. Segundo o autor, a capacidade de o cérebro absorver informação não é estável ao longo do dia. A área que armazena memórias pode ficar "entupida" com o passar das horas, assim como ocorre com a caixa de e-mail de um computador. A soneca ajuda a limpar esse excesso de informações.

Os resultados da pesquisa foram apresentados na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em San Diego, nesta quarta-feira. Walker afirma que o breve repouso por volta do meio-dia abre espaço para novas informações. Em seu estudo, Walker e seus colegas deram a 39 adultos jovens saudáveis, com idade média de 21 anos, uma difícil tarefa de aprendizagem. O objetivo era exigir o máximo do hipocampo, área do cérebro que ajuda a guardar memórias baseadas em fatos.


O teste usou cem pares de nomes que deveriam ser combinados e foi iniciado ao meio-dia. Por volta das 14h, um grupo foi liberado para cochilar por 90 minutos, e o outro permaneceu acordado. Às 18h o teste foi repetido e as pessoas que não fizeram sesta tiveram uma ligeira redução, de cerca de 10%, em sua capacidade de aprendizagem durante o dia. Quanto maior a quantidade de fase dois do sono (são cinco), não REM (em que ocorrem os sonhos), melhor o desempenho nos testes.


Segundo os autores, os resultados do estudo sugerem que o sono antes de aprender algo pode ser importante, assim como o sono após a aprendizagem é crucial para solidificar informações aprendidas, diz Walker. Em outra pesquisa, a equipe de Walker descobriu que as memórias baseadas em fatos são armazenadas temporariamente no hipocampo. Depois são enviados para a área conhecida como córtex pré-frontal, que os cientistas suspeitam ter um maior espaço de armazenamento.

- Provavelmente o que acontece é que o hipocampo é o caminho de curto prazo para a memória no cérebro - diz Walker. - Essa área é boa para segurar as informações recebidas, mas em algum momento, precisa fazer o download para o córtex pré-frontal - diz Walker.

Então o cochilo antes de aprender pode ajudar a limpar o hipocampo e enviar os dados para o córtex pré-frontal, permitindo que novas informações sejam absorvidas.

- O que é novo e emocionante sobre este estudo é que ele mostra que o sono, além de ajudar no processo de consolidação da memória, também prepara o cérebro para aprender novas informações - diz diz Jessica Payne, professora-assistente de psicologia na Universidade de Notre Dame, em Indiana, que também pesquisou o assunto.

Ela afirma que os resultados do novo estudo pode ser particularmente útil para pessoas que estão envelhecendo e sentem que suas memórias estão falhando. Um breve cochilo ao meio-dia pode ajudá-las a aprender e recordar mais tarde.

Mas os cientistas reconhecem que um cochilo de 90 minutos no meio de uma jornada de trabalho não é viável para muitas pessoas. Porém cochilos breves podem trazer os mesmos benefícios, acreditam.


Fonte: O Globo
 
retirado do blog das vigilâncias sanitárias

0 comentários:

Postar um comentário